quinta-feira, 12 de novembro de 2009

ENGENHARIA SANITARIA SOFRERÁ MUDANÇA DE NOMENCLATURA...


Estive em Brasília-DF na última sexta-feira (06/11/2009) reunido com o Professor Paulo Roberto Wollinger, Diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação. Entre outros assuntos em pauta abordei a questão sobre a extinção do curso de Engenharia Sanitária. O mesmo me informou que a tendência é que o colegiado do MEC aprove e inclua no catálogo dos cursos superiores o Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Segundo o Professor Wollinger, seria a forma mais adequada para atender a real amplitude de nossas profissões, pois uma vez que a palavra “Ambiental” viria ampliar o horizonte de atuação, sendo necessário acrescentar no currículo deste novo profissional disciplinas tais como: Climatologia, Geomática , Silvicultura, entre outras. O que possibilitaria que esse novo profissional tenha uma visão holística das questões ambientais. Já na área de saneamento seriam acrescentadas disciplinas de construção civil e concreto armado para que venham permitir que além de projetar as estruturas hidráulicas este profissional possa também executá-las. Pedi um exemplo, ele ilustrou da seguinte forma: no modelo de hoje nós podemos até dimensionar um reservatório, mas não podemos construí-lo devido à ausência de disciplinas ligadas a área de construção civil, na nova configuração isso seria possível, da mesma forma poderemos elaborar um EIA/RIMA sem a necessidade de envolver outros profissionais.
De forma geral é senso comum entre os membros do colegiado do MEC adoção desta nova nomenclatura, ou seja, Engenharia Ambiental e Sanitária precisamos colocá-la em debate.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Por que não tem ONGs no Nordeste seco? Conversa Afiada

O jornal Conversa Afiada recebeu uma colaboração de um leitor. O texto abaixo faz uma comparação entre o trabalho e a presença das Ongs estrangeiras na Amazônia e no Nordeste: Você consegue entender isso?

Vítimas da seca
Quantos? 10 milhões


Sujeitos à fome? Sim

Passam sede? Sim

Subnutrição? Sim


ONGs estrangeiras ajudando:nenhuma




Índios da Amazônia:
Quantos? 230 mil

Sujeitos à fome? Não
Passam sede? Não

Subnutrição? Não

ONGs estrangeiras ajudando: 350

Provável explicação: A Amazônia tem ouro, nióbio, petróleo, as maiores jazidas de manganês e ferro do mundo, diamante, esmeraldas, rubis, cobre, zinco, prata, a maior biodiversidade do planeta (o que pode gerar grandes lucros aos laboratórios estrangeiros) e outras inúmeras riquezas que somam 14 trilhões de dólares. O nordeste não tem tanta riqueza, por isso lá não há ONGs estrangeiras ajudando os famintos.
Tente entender: Há mais ONGs estrangeiras indigenistas e ambientalistas na Amazônia brasileira do que em todo o continente africano, que sofre com a fome, a sede, as guerras civis, as epidemias de AIDS e Ebola, os massacres e as minas terrestres. Agora, uma pergunta: Você não acha isso, no mínimo, muito suspeito? É uma reflexão interessante

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O PAC VIROU POC



Nos últimos dias o que mais vemos nos meios de comunicação local, são cenas que jamais pensei vivenciar, pessoas influentes em nossa sociedade , sendo presas por supostos envolvimento na “Cartelização” dos procedimentos licitatórios das obras do P.A.C em Cuiabá. Não pretendo aqui fazer o julgamento dos acusados, por dois motivos: 1º não sou juiz, desembargador, ministro do STJ, STF ou de qualquer estância do judiciário. 2º Estaria agindo de forma prematura antes de conhecer profundamente todos os fatos, pois o que sabemos refere-se somente aos relatos das investigações da Policia Federal. Por isso é prematuro fazer afirmações conclusivas sobre a existência ou não de culpado, ou culpados, más o importante de todo este processo é que a Justiça Federal se faz presente para garantir de forma imparcial a lisura e o principio da impessoalidade nas licitações. De todo modo, não podemos nos furtar de expressar nossa opinião sobre o assunto. Recentemente tenho observado a movimentação do prefeito Wilson Santos, em busca de soluções que possam amenizar o estrago e as conseqüências que o episódio pode trazer, tanto para o nosso momento atual, quanto para a nossa cobiçada sub sede para copa do mundo de 2014. Ou você acha que as obras aqui em desenvolvimento não foram levadas em consideração no requisito infra-estrutura? Caro leitor, posso afirmar que foram sim! E que se tais obras não voltarem ao seu ritmo normal correremos grande risco de ficar sem PAC e sem Copa. O convite ao 9º Batalhão de Engenharia e Construção (9ºBEC), feito por W.S. pode ter sido a decisão mais acertada do prefeito desde que se iniciou este processo para empregar os recursos federais aqui em Cuiabá, que depois de vários editais viciados e reprovados pelos órgãos de controle da união, este achou uma luz no final do túnel. Sabemos da competência da engenharia militar, e fazemos um apelo ao comandante do 9º. BEC, que aceite os outros lotes das obras e absorva a mão de obra que estão sendo dispensados pelas empreiteiras que tiveram seus contratos cancelados, estes pais de família não merecem pagar o preço pela ganância e desonestidade de alguns, que tentaram transformar nosso PAC em um POC (Problemas Oriundos de Conchavos). Assim como toda a sociedade cuiabana, sinto uma grande expectativa e duvida quanto à continuidade das obras..

domingo, 26 de julho de 2009

GRIPE "A" (SUÍNA) PERGUNTA E RESPOSTAS




1.- Quanto tempo dura vivo o vírus suíno numa maçaneta ou superfície lisa?
Até 10 horas.
2. - Quão útil é o álcool em gel para limpar-se as mãos?
Torna o vírus inativo e o mata.
3.- Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus?
A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator mais importante para que se instale o vírus é a umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos) o vírus não voa e não alcança mais de um metro de distancia.
4.- É fácil contagiar-se em aviões?
Não, é um meio pouco propício para ser contagiado.
5.- Como posso evitar contagiar-me?
Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com gente doente. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.
6.- Qual é o período de incubação do vírus?
Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase imediatamente.
7.- Quando se deve começar a tomar o remédio?
Dentro das 72 horas os prognósticos são muito bons, a melhora é de 100%
8.- De que forma o vírus entra no corpo?
Por contato ao dar a mão ou beijar-se no rosto e pelo nariz, boca e olhos.
9.- O vírus é mortal?
Não, o que ocasiona a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é a pneumonia.
10.- Que riscos têm os familiares de pessoas que faleceram?
Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão.
11.- A água de tanques ou caixas de água transmite o vírus?
Não porque contém químicos e está clorada
12.- O que faz o vírus quando provoca a morte?
Uma série de reações como deficiência respiratória, a pneumonia severa é o que ocasiona a morte.
13.- Quando se inicia o contagio, antes dos sintomas ou até que se apresentem?
Desde que se tem o vírus, antes dos sintomas.
14.- Qual é a probabilidade de recair com a mesma doença?
De 0%, porque fica-se imune ao vírus suíno.
15.- Onde encontra-se o vírus no ambiente?
Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o virus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que não será esterilizado o ambiente se recomenda extremar a higiene das mãos.
17.- O vírus ataca mais às pessoas asmáticas?
Sim, são pacientes mais suscetíveis, mas ao tratar-se de um novo germe todos somos igualmente suscetíveis.
18.- Qual é a população que está atacando este vírus?
De 20 a 50 anos de idade.
19.- É útil a máscara para cobrir a boca?
Existem alguns de maior qualidade que outros, mas se você não está doente é pior, porque os vírus pelo seu tamanho o atravessam como se este não existisse e ao usar a máscara, cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral: mas se você já está infectado use-o para não infectar aos demais, apesar de que é relativamente eficaz.
20.- Posso fazer exercício ao ar livre?
Sim, o vírus não anda no ar nem tem asas.
21.- Serve para algo tomar Vitamina C?
Não serve para nada para prevenir o contagio deste vírus, mas ajuda a resistir seu ataque.
22.- Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível?
A salvo não esta ninguém, o que ajuda é a higiene dentro de lar, escritórios, utensílios e não ir a lugares públicos.
23.- O virus se move?
Não, o vírus não tem nem patas nem asas, a pessoa é quem o coloca dentro do organismo.
24.- Os mascotes contagiam o vírus?
Este vírus não, provavelmente contagiem outro tipo de vírus.
25.- Se vou ao velório de alguém que morreu desse vírus posso me contagiar?
Não.
26.- Qual é o risco das mulheres grávidas com este vírus?
As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas por dois, podem tomar os antivirais mas em caso de de contagio e com estrito controle médico.
27.- O feto pode ter lesões se uma mulher grávida se contagia com este vírus?
Não sabemos que estragos possa fazer no processo, já que é um vírus novo.
28.- Posso tomar acido acetilsalicílico (aspirina)?
Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, a menos que você tenha prescrição por problemas coronários, nesse caso siga tomado.
29.- Serve para algo tomar antivirales antes dos síntomas?
Não serve para nada.
30.- As pessoas com AIDS, diabetes, câncer, etc., podem ter maiores complicações que uma pessoa sadia se contagiam com o vírus?
SIM.
31.- Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza?
NAO.
32.- O que mata o vírus?
O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, álcool em gel.
33.- O que fazem nos hospitais para evitar contágios a outros doentes que não têm o vírus?
O isolamento.
34.- O álcool em gel é efetivo?
SIM, muito efetivo.
35.- Se estou vacinado contra a influenza estacional sou inócuo a este vírus?
Não serve para nada, ainda não existe vacina para este vírus.
36.- Este vírus está sob controle?
Não totalmente, mas estão tomando medidas agressivas de contenção.
37.- O que significa passar de alerta 4 a alerta 5?
A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o vírus se propagou de Pessoa a Pessoa em mais de 2 países; e fase 6 é que se propagou em mais de 3 países.
38.- Aquele que se infectou deste vírus e se curou, fica imune?
SIM.
39.- As crianças com tosse e gripe têm influenza?
É pouco provável, pois as crianças são pouco afetadas.
40.- Medidas que as pessoas que trabalham devam tomar?
Lavar-se as mãos muitas vezes ao dia.
41.- Posso me contagiar ao ar livre?
Se há pessoas infectadas e que tosam e/ou espirre perto pode acontecer, mas a via aérea é um meio de pouco contágio.
42.- Pode-se comer carne de porco?
SIM pode e não há nenhum risco de contágio.
43.- Qual é o fator determinante para saber que o vírus já está controlado?
Ainda que se controle a epidemia agora, no inverno boreal (hemisfério norte) pode voltar e ainda não haverá uma vacina.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Cachoeira Véu de Noiva é reaberta para visitação





Um dos pontos turísticos mais visitados em Chapada dos Guimarães que esteve fechado durante 1,2 após acidente natural que matou jovem será reaberta hoje.

Com pessoal para monitoramento e estruturas, como estacionamento, cercas, trilhas e rampas , a cachoeira Véu de Noiva está aberta diariamente 9h às 17h para visitação controlada, permitindo a entrada de 50 pessoas por vez no mirante.

Todo Parque de Chapada dos Guimarães está interditado desde o dia 21 de abril de 2008, devido a uma tragédia natural ocorrida na cachoeira.

O acidente aconteceu quando turistas tomavam banho no local, onde um bloco de arenito da encosta despencou, ferindo seis pessoas e provocando a morte de uma jovem de 17 anos.
Com o acontecimento, várias datas foram antecipadas, sem sucesso, para a reabertura da cachoeira.

O fim da interdição estava dependendo da instalação de estruturas de segurança e o consenso entre órgãos. Entre eles, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio, responsável por unidades nacionais de conservação ambiental, Defesa Civil e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo.

A estrutura disponibilizada pelo Governo do Estado e a ICMBio ainda não é definitiva. Segundo o chefe do Parque Nacional , Cecílio Vilabarde Pinheiro , as adequações atendem os requisitos mínimos para a segurança dos visitantes e possibilitam a reabertura em regime especial.

Um acordo com a prefeitura de Chapada dos Guimarães disponibilizou ao Parque Nacional o trabalho de três monitores, que ficarão responsáveis por controlar o movimento de visitantes no local. Outros três monitores disponibilizados pela Sedtur, são aguardados.

Ainda segundo o chefe do Parque, será reaberta somente a cachoeira Véu de Noiva. Outros locais continuarão fechados ao turista, e serão liberados por etapas.

Em agosto , o circuito de cachoeiras, onde fica a queda Cachoeirinha, estão previstas para serem reabertas à visitação com guias.

Outras atrações do local, entretanto, ainda dependem de estrutura física apropriada para receberem os visitantes.


Cristina Cavaleiro
Jornalista

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Uma menina chamada Clara...


o sol raio, com um brilho diferente, nunca vi passaros cantarolando com tanta alegria, era o preludio, o anuncio da chegada de mais uma pequinina. O dia poderia passar como outro qualquer, más não houve nenhuma possibilidade de ficar indiferente frente a tanta delicadeza e beleza irradiante. para mim foi o dia mais especial de minha vida. A chegada de minha filha Clara.
Obrigado, meu Deus nosso Pai e Criador por essa presente Divino
assina : um pai apaixonado

segunda-feira, 1 de junho de 2009

III SEMINARIO MATOGROSSENSE DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL


Ocorrerá nos dias 27 e 28 de agosto 2009 no Campus da Unemat Barra do Bugres - MT, o Teceiro Seminário de Habitação de Interesse Social. Este evento é Promovido pela UFMT, UNEMAT, IFET e instituições parceiras.
Outras informações pelo site:
http://bbg.unemat.br/3shis/

domingo, 31 de maio de 2009

Cuiabá a Copa do Pantanal é Aqui !!!!

Até que fim acabou a angustia, hoje fomos contemplados com a noticia que nossa querida Cuiabá, será sub-sede da Copa de 2014. Esta vitoria deve-se principalmente a força do povo Mato Grossense em especial a população Cuiabana. Temos que evidenciar também o esforço do Governador Blairo Maggi e seu secretariado pelo trabalho , esforço e acima de tudo sua postura de estadista sabendo administrar as adversidades política.

Parabéns a toda sociedade Matogrossense...

sábado, 30 de maio de 2009

Copa do Pantanal é de Mato Grosso

Amanhã às 14h30m a FIFA vai anunciar oficialmente as sedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Tudo indica favoravelmente que Cuiabá será anunciada como uma das sedes. Nesse caso, a escolha não terá sido por acaso. Terá sido fruto de um longo trabalho iniciado ainda em 2006. Se, eventualmente, a escolha não for decidida em favor de Cuiabá, não nos sentiremos culpados, porque lutamos e fizemos todo o dever de casa que podíamos ter feito. Como Deus ajuda a quem madruga, a nossa fé é que Cuiabá será escolhida.
Gostaria de lembrar que em 2006 recebemos o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, para inspecionar o estádio Verdão, em Cuiabá. Em seguida, entregamos à CBF a nossa proposta e projetos de obras em estádios, em infra-estrutura geral e turística para disputarmos a escolha de Cuiabá como sede. Em 2007 defendemos no Rio de Janeiro a candidatura de Cuiabá junto ao Comitê Executivo da FIFA e reafirmamos a nossa disposição em readequar e remodelar o estádio Verdão, nos propondo a reconstruí-lo. Por fim, em outubro de 2007, estivemos em Zurique, na Suíça, quando a FIFA oficializou o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014. Pessoalmente, defendi na presença do presidente Lula, que o Pantanal Mato-grossense tivesse uma das 12 sedes da Copa de 2014. Embora o Pantanal seja comum a Mato Grosso e a Mato Grosso do Sul, obviamente, minha defesa era inteiramente direcionada para Cuiabá.
Fora essas ações junto à CBF e à FIFA, tomamos uma série de outras medidas importantes que impressionaram muito bem a direção da CBF e da FIFA. Por exemplo, imediatamente contratamos uma empresa especializada em grandes eventos de futebol para começar a planejar tudo o que pudesse ser necessário para o caso de Cuiabá ser a cidade do Pantanal escolhida. Preparamos 26 projetos de infra-estrutura que vão da remodelação do estádio Verdão, até projetos de infra-estrutura de tráfego, hospitalares, de preparação de recursos humanos, de visão completa sobre o turismo, e uma série imensa de outras ações que já foram ou que serão divulgadas a partir de segunda-feira próxima. Nesse intervalo, mantivemos entendimentos muito próximos com as nossas bancadas parlamentares estadual e federal, no sentido de mobilizar articulação e comprometimento com projetos e com alocação de recursos financeiros necessários às obras. Criamos um fundo que já acumula recursos disponíveis para as primeiras atitudes.
Mato Grosso se preparou com cuidado, com organização, com planejamento e sem agressividade pensando em todo o potencial econômico, turístico, ambiental e, especialmente, o capital humano de Cuiabá e de todos os habitantes do Estado.
Tenho a absoluta convicção de que fizemos tudo que estava ao nosso alcance para convencer a CBF primeiro, e depois a FIFA, de que Cuiabá deve ser a sede da Copa do Pantanal. Embora a sede seja em Cuiabá, a Copa é de Mato Grosso, porque a escolha terá sido baseada em todos os potenciais de nosso Estado.
Daqui para a frente, depois de segunda-feira, começaremos um intenso ritmo de ações para ganharmos tempo e transformarmos Cuiabá numa das mais festivas e eficientes sedes da Copa do Mundo de 2014 na capital e nas cidades do seu entorno. Teremos como ganho ao final da Copa, uma série de equipamentos sociais como um grande complexo esportivo e de eventos no lugar do atual Verdão, capaz de atrair investimentos esportivos e de negócios futuros de todo o país e do mundo. Teremos uma grande reordenação viária e urbanística de Cuiabá, de Várzea Grande e dos municípios vizinhos. Teremos, também, conquistado definitivamente o título de Estado do Pantanal. Aliás, o Pantanal é a terceira marca turística mais lembrada no mundo. Isso representa a possibilidade infinita de eventos futuros debaixo da marca Pantanal. Teremos, seguramente, um aeroporto completamente readequado e modernizado, através da Infraero, e o governo federal deverá anunciar o PAC do Copa do Mundo, que contemplará as sedes dos jogos com programas de investimentos capazes de mudar. Da parte do Governo de Mato Grosso faremos todo o possível para que o Brasil e o mundo não se decepcionem conosco.
Seguramente, o turismo será um dos mais beneficiados durante e depois da Copa, com melhor infra-estrutura hoteleira, de acessos rodoviários, de novos pontos atrativos de turistas e com uma oferta de recursos humanos bem preparados para o turismo que, de outro modo, levaria muito tempo para ser alcançada.
Amanhã, será o Dia D. Escolhidos, todos devemos ir para as ruas festejar a nossa vitória. Certamente, o futuro de Cuiabá e de Mato Grosso serão profundamente transformados positivamente para o futuro. Vamos festejar, rir, cantar, comemorar e nos preparar para a festa da Copa. Aliás, a alma mato-grossense sempre foi festeira. Agora, mais do que nunca, com um motivo como esse que acontece no máximo uma vez em cada século!
Fonte: www.copanopantanal.com.br acessado em 30/05/2009 as 20:35h - autor Blairo Maggi governador de Mato Grosso

domingo, 17 de maio de 2009

Confirmada 1ª morte por tipo gravíssimo

Confirmada 1ª morte por tipo gravíssimoExames comprovam que garota de 15 anos, moradora do Cidade Alta, morreu com Síndrome do Choque da Dengue, no caso mais grave registrado em MT
leia mais acesse:
http://www.diariodecuiaba.com.br/

Noticia Obtida no Jornal Diario de Cuiabá - Edição nº 12416 17/05/2009 - Caderno Cidades

Cuiabá pede Socorro !!!

Nos últimos meses Cuiabá tem sofrido “nocautes” sucessivos na luta contra a Dengue. Apesar das autoridades locais terem admitido que se trata de epidemia, diferenças políticas emperram uma ação mais objetiva para solução do problema, colocando a Prefeitura municipal de Cuiabá e o Governo do Estado novamente em lados opostos, beneficiando com esta situação ninguém menos que o vírus da dengue.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso em todo MT tivemos 23 óbitos provocados pelo vírus da dengue, destes 11 somente em Cuiabá. Os números não mentem, e é inadmissível que em pleno século XXI nos tornemoss reféns de um “mosquito”.
A sociedade Cuiabana não pode ficar a mercê da irresponsabilidade dos agentes públicos no trato desta questão. Por outro lado passa também pela mesma sociedade a responsabilidade pela diminuição dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Como podemos contribuir ?

1. Evitar água parada.
2. Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água.
3. Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d'água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris.
4. Furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas.
5. Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água.
6. Limpar periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água.
7. Jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.
8. Drenar terrenos onde ocorra formação de poças.
9. Não acumular latas, pneus e garrafas.
10. Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno.
11. Manter fossas sépticas em perfeito estado de conservação e funcionamento.
12. Colocar peixes barrigudinhos em charcos, lagoa ou água que não possa ser drenada.
13. Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos.
14. Manter permanentemente secos, subsolos e garagens.
15. Não cultivar plantas aquáticas.

Cleber Ávila