
Um dos pontos turísticos mais visitados em Chapada dos Guimarães que esteve fechado durante 1,2 após acidente natural que matou jovem será reaberta hoje.
Com pessoal para monitoramento e estruturas, como estacionamento, cercas, trilhas e rampas , a cachoeira Véu de Noiva está aberta diariamente 9h às 17h para visitação controlada, permitindo a entrada de 50 pessoas por vez no mirante.
Todo Parque de Chapada dos Guimarães está interditado desde o dia 21 de abril de 2008, devido a uma tragédia natural ocorrida na cachoeira.
O acidente aconteceu quando turistas tomavam banho no local, onde um bloco de arenito da encosta despencou, ferindo seis pessoas e provocando a morte de uma jovem de 17 anos.
Com o acontecimento, várias datas foram antecipadas, sem sucesso, para a reabertura da cachoeira.
O fim da interdição estava dependendo da instalação de estruturas de segurança e o consenso entre órgãos. Entre eles, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio, responsável por unidades nacionais de conservação ambiental, Defesa Civil e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo.
A estrutura disponibilizada pelo Governo do Estado e a ICMBio ainda não é definitiva. Segundo o chefe do Parque Nacional , Cecílio Vilabarde Pinheiro , as adequações atendem os requisitos mínimos para a segurança dos visitantes e possibilitam a reabertura em regime especial.
Um acordo com a prefeitura de Chapada dos Guimarães disponibilizou ao Parque Nacional o trabalho de três monitores, que ficarão responsáveis por controlar o movimento de visitantes no local. Outros três monitores disponibilizados pela Sedtur, são aguardados.
Ainda segundo o chefe do Parque, será reaberta somente a cachoeira Véu de Noiva. Outros locais continuarão fechados ao turista, e serão liberados por etapas.
Em agosto , o circuito de cachoeiras, onde fica a queda Cachoeirinha, estão previstas para serem reabertas à visitação com guias.
Outras atrações do local, entretanto, ainda dependem de estrutura física apropriada para receberem os visitantes.
Cristina Cavaleiro
Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário