sábado, 6 de novembro de 2010

“AGUA, Saúde e Meio Ambiente”



Em 12 de abril de 1961. O Major Yuri A. Gagarin dá a volta completa em torno da Terra em 1 hora e 40 minutos. "A Terra é azul!". A mensagem remete-nos à preeminência da água. Ela recobre ¾ da superfície do nosso planeta e constitui também ¾ do nosso organismo. Entre todos os elementos que compõem o universo, a água é talvez aquele que melhor simboliza a essência do homem, desempenhando um papel fundamental no nosso equilíbrio.
Água: Um Recurso Inesgotável?
» ciclo hidrológico, que compreende o movimento da água em suas várias formas, mantém um fluxo permanente com o volume inalterado desde o nascimento da Terra, com um volume de 1.386 milhões de km³.
Porque Devemos nos Preocupar?
» Apesar deste volume imenso de água apenas 2,5% consistem em água doce, fundamental para a sobrevivência do ser humano, sendo o restante impróprio ao consumo. E a qualidade da água que devolvemos para o meio está comprometendo sua potabillidade.
Água para Consumo Humano Padrões de Potabilidade Portaria 1.469/01 M.S.
Doenças de Veiculação Hídrica» Ingestão de água contaminada» Desinteria bacilar • Bactéria (Shigella dysenteriae)» Cólera» Bactéria (Vibrio cholerae)» Diarréia extremamente forte, desidratação, alta taxa de mortalidade.» Leptospirose» Bactéria (Leptospira)» Icterícia, febre» Salmonelase» Bactéria (Salmonella)» Febre, náusea, diarréia» Febre tifóide» Bactéria (Salmonella typhi)» Febre elevada, diarréia, ulceração do intestino delgado.» Disenteria amebiana» Protozoário (Entamoeba histolytica)» Diarréia prolongada com sangramento, abcessos no fígado e intestino fino.» Giardíase» Protozoário (Giardia lamblia)» Diarréia leve a forte, náusea, indigestão, flatulência.» Hepatite infecciosa» Vírus (Vírus da Hepatite A)» Icterícia, febre» Gastroenterite» Vírus (Enterovírus, parvovírus, rotavírus)» Diarréia leve a forte.» Paralisia infantil» Vírus (Poliomielites vírus)» Paralisia Contato com água contaminada » Escabiose» Sarna (Sarcoptes scabiel)» Úlceras na pele.» Tracoma» Clamídea (Chlamydia tracomatis)» Inflamação dos olhos, cegueira completa ou parcial» Verminoses, tendo a água como um estágio no ciclo» Esquistossomose» Helminto (Schistosoma)» Diarréia, aumento do baço e do fígado, hemorragias» Transmissão através de insetos, tendo a água como meio de procriação.» Malária» Protozoário (Plasmodium)» Febre, suor, calafrios, gravidade variável com o tipo de Plasmodium» Febre amarela» Vírus (Flavivírus)» Febre, dor de cabeça, prostração, náusea, vômitos.» Dengue» Vírus (Flavivírus)» Febre, forte dor de cabeça, dores nas juntas e músculos, erupções» Filariose» Helminto (Wuchereria bancrofti)» Obstrução de vasos, deformação de tecidos» Metais Pesados Problemas Renal.
Armazenamento e Conservação Que Cuidados Devemos ter?
» Limpeza Periódica de Reservatórios» Fazer Analises Físico-Químico e Bacteriológico Periodicamente. (poços)» Desinfecção de Poços Pelos Menos 01(uma) vez a cada um ano e meio.» Fazer adequação de poços (há uma tendência do estado optar pela taxação)» Manter reservatórios sempre tampados.» Nunca Contratar Profissional Sem o Devido Registro Junto ao CREA – MT. (os relatórios não terão validade junto aos órgãos fiscalizadores)
Instalações Hidráulicas como Evitar Desperdícios?
» Contratem Profissionais Habilitados Para Execução de Reformas e Ampliações de Sistemas.» Façam Vistorias Periódicas (anuais) nas Instalações ou Quando Detectar Problemas.» Realizem Campanhas Educativas
Esgoto doméstico / Qual o meu dever?
O Código de postura do município estabelece que cada edificação tenha um Sistema Unitário de Tratamento de Esgoto, no caso de condomínios é interessante sair do usual e optar por tratamentos mais eficientes.
Recomendações
» Manter documentações de Licenciamento sempre em dia (poços).» Procurar sempre melhorar o tratamento do esgoto doméstico (colocar na pauta de investimento do condomínio).» Não desperdiçar este bem tão valioso!

2 comentários:

  1. na verdade enquanto o homem só pensa
    e se proprio . cada vez so piora.

    ResponderExcluir
  2. o nosso egoísmo e que esta matando o nosso planeta

    ResponderExcluir